quinta-feira, 22 de março de 2012

Saude e bem estar - PARTE 6

Mas um post incrivel da minha treinadora .
Desta vez ela fala sobre o que comer antes e depois dos exercícios...muito bacana e esclarecedor...Vale a pena a leitura...
E se vc esta chegando agora clique aqui para ter acesso aos outros posts dela.

Meninas, dessa vez vim falar sobre alimentação, como sou educadora física eu estou apta a orienta-las em como devem se alimentar, porém não a passar dietas portanto seguem algumas dicas do que comer antes e pós exercício, lembrando sempre que ninguém deve inventar dietas radicais, seguir modelos de revistas ou seguir o que a nutricionista da amiga mandou, o importante é a mudança dos hábitos alimentares para que os objetivos sejam alcançados....nosso organismo é individual e cada um responde uma maneira, com suas caracteristicas, qualquer dúvida procurem uma nutricionista.

A alimentação adequada é importante para fornecer energia ao corpo e evitar o cansaço e queda de rendimento durante o treino. JAMAIS faça exercícios em jejum ou imediatamente após comer, pois poderá sofrer uma queda glicêmica, indigestão, entre outros problemas.

As principais fontes de alimentos são os carboidratos, as proteínas e as gorduras, além é claro de frutas e verduras, que são grandes e importantes fontes de fibras (além de muitos outros nutrientes)!
A fonte de energia mais rápida é o carboidrato, devendo ser ingerido antes (cerca de uma hora) e após o treino (ate 40min), sugiro alimentos como pães (de preferencia integral), torradas, frutas, barrinhas de cereal...se você for treinar após o almoço, deverá comer cerca de 2h antes e ingerir alimentos como macarrão, arroz, acompanhada de um pouco de verduras (fibras) e uma carne magra (proteína).


Evite doces, balas, refrigerantes, pois eles podem causar um aumento rápido na sua glicose sanguínea e uma resposta imediata da insulina (que ajuda a retirar o açucar do sangue), o que poderá causar também uma hipoglicemia, causando tonturas, enjoos e algumas vezes desmaios.

Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos e feijões, etc.) não devem ser consumidos muito próximos do início das atividades físicas, uma vez que tem uma digestão mais lenta e podem atrapalhar o rendimento, porém após o exercício devem ser combinados com a reposição de carboidratos, para recompor a energia perdida no treino.

As gorduras também não devem ser totalmente excluídas de nenhuma dieta, pois elas também fornecem energia para o corpo, porém sua digestão é mais lenta e devem ter um menor índice de ingestão. As gorduras insaturadas são as chamadas "gorduras boas" e também devem fazer parte da dieta, podemos encontra-las em oléos de linhaça, azeite, óleos vegetais, abacate, castanhas e nozes por exemplo.

Uma idéia legal que meu nutricionista me deu foi fazer um diário alimentar por cerca de 5 dias, anotando tudo que eu comesse, horário e quantidades...depois disso ele analisou, junto com as atividades físicas que faço e me deu algumas dicas. Me orientou também a sempre me direcionar pela pirâmide alimentar.

Outra questão importantíssima é a hidratação, que jamais deve ser esquecida, durante os treinos e durante o dia a dia.
Suplementação também é uma questão delicada...desde que a pessoa se alimente adequadamente não há necessidade de suplementação, para casos extremos SEMPRE  procurem orientação adequada de um profissional, pois suplemento mal orientados poderão fazer seu treino e dieta irem por água abaixo, além de trazer outros transtornos!

Por fim, não esqueça que a nutrição não diz respeito apenas aos alimentos, mas também à hidratação. É importante tomar cerca de 150ml de água a cada 15 minutos para evitar a desidratação. Dependendo do tempo de treinamento e do objetivo pessoal, pode-se optar, também, por bebidas energéticas para fornecer energia aos músculos que estão sendo acionados.
Espero que tenham gostado e até a próxima! bjinhos =)
Qualquer pergunta especifica podem fazer nos comentários que responderei,OK ?

 
Maria Claudia Ribeiro - Personal Trainer e Triatleta

17 comentários:

  1. Adoramos as dicas, tudo isso é importantissimo para se ter uma vida saudavel!!!!Beijinhos do TC!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a mudança para habitos saudaveis nem sempre é fácil, mas os resultados mostram o quanto ela é importante! =)

      Excluir
  2. I really love your blog dear!!! If you want take a look at my new blog!!! Follow each other on GFC and Bloglovin??? Let me know!!! I'll follow you back of course!!! kiss :D

    http://thefashionscan.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!
    É super imporante cuidar bem da alimentação para obter os resultados desejados no treino.
    Bjos
    http://deliriofashionista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes as ente poem o pe na jaca e perde o trabalho.

      Excluir
    2. Sim e não só no treino, mas todos os dias, uma alimnetação adequada cuida do nosso corpo de maneira geral!

      Excluir
  4. Cansei só de ler..hahaha!!
    Beijosssss

    www.lamourmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Comer ameixa e damasco apos a corrida é bacana?
    É uma coisa que gosto e sempre tenho em casa.
    Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bacana como fonte de vitaminas, mas não deixe de incluir um carboidrato um pouco mais completo...

      Excluir
  6. Valeu a pena mesmo a leitura, eu sempre tinha dúvidas em relação a isso!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  7. Meninas, qualquer dúvida que vcs tiverem podem enviar e farei o possível para responder...bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi!!

    Adorei!! Mega útil!!

    Beijos,

    @amigaseafins
    www.amigaseafins.com

    ResponderExcluir